A régua para Manejo de pastagens foi desenvolvida e patenteada pela EMBRAPA GADO DE CORTE de Campo Grande e a POLITE POLÍMEROS E TECNOLOGIA está licenciada para fabricação da mesma.
Quando desmontada, desrosqueando a luva de conexão, a régua fica com comprimento de 62 cm, facilitando o transporte da mesma, na bainha.
A bainha pode ser presa na sela do cavalo ou na cinta da calça.
Este instrumento indica, de maneira prática e visual, qual é o momento ideal para retirar ou colocar os animais em pastos rotacionados.
No caso de pastejo contínuo, ela indica a hora de aumentar ou diminuir a lotação de animais para sempre ter a maior produção de capim e converter o máximo de pasto em peso animal.
Veja abaixo uma ilustração do uso da régua:
Então quando a altura média do capim estiver maior que a cor verde é hora de colocar o gado no pasto, pois desse ponto em diante o capim ficará fibroso.
Se a altura média do capim estiver menor que a linha de baixo da cor verde é hora de tirar o gado do pasto, pois os animais estão começando a comer o caule da planta o que dificultará a rebrota.
Obs.: Você pode levar a régua para qualquer lugar da fazenda, encostar a ponteira inferior no solo e verificar pelo tipo de capim se ele está na altura da área verde, onde ocorre o melhor aproveitamento da pastagem pelo gado.
Bainha